PAN

Coaching de Time

Você sabe o que é coaching de time, quais são os objetivos do coach e como funciona sua atuação?

É importante ressaltar que o sucesso de pequenas, médias e grandes empresas se baseia em diversos fatores, como otimização dos processos relacionados à gestão, automação empresarial e desenvolvimento de equipes.

Em relação a esse último fator, o coaching de time trabalha com determinadas técnicas para, justamente, elevar a performance do grupo de maneira conjunta.

Também conhecido como team coaching ou coaching de equipes, o coaching de time visa unir pessoas em prol de um objetivo ou projeto específico que seja comum ao grupo e à empresa na qual os colaboradores trabalham.

A quantidade e a periodicidade são de aproximadamente 6 a 8 encontros de 2h. O coach de time atua como espelho do grupo, mostrando padrões comportamentais que impedem o grupo de evoluir na entrega de sua tarefa e objetivos.

Como funciona:

No geral, o objetivo é definido previamente ou durante a primeira sessão. Então, aplica-se a metodologia que fará a transição do problema para a solução. No geral, ela consiste em:

· definir metas e objetivos de desenvolvimento do grupo;
· estabelecer acordos coletivamente · criar estratégias;
· colocar as ações em prática;
· gerenciar processos em direção aos objetivos.

O coach não se envolve no conteúdo do projeto, ou seja, na tarefa determinada pelo líder e proposta ao grupo. Esses profissionais, no entanto, cuidam do processo ao analisarem:

· fluxo de interação (como o grupo de comunica e que padrões facilitam a realização da tarefa e que padrões impedem a realização da tarefa) · valores que estão sendo praticados · emoções do grupo;
· como o grupo se apoia ou não;
· quais e como as decisões são tomadas;
· como os membros do grupo interagem com a liderança;
· as transformações e os impactos gerados — na empresa, individualmente e em grupo — após a obtenção dos resultados.

Benefícios:

Os principais benefícios do Coaching de Time são:

· melhora do clima organizacional e da produtividade;
· confiança — individual e coletiva — fortalecida;
· transformação de dificuldades em oportunidades de aprendizado;
· vulnerabilidades e crenças expressadas, sem julgamento;
· estímulo da coragem, do engajamento e da motivação;
· positividade alinhada à produtividade;
· apoio entre os membros do grupo em direção ao objetivo final;
· gestão de conflitos e melhoria da comunicação interna.

Ao participarem das mesmas reuniões e terem um objetivo específico em comum, é comum que membros de um mesmo time se sintam mais unidos e, consequentemente, motivados — o apoio entre eles ainda aprimora o comprometimento com o resultado pretendido. Por meio da prática, entende-se que a cooperação incentiva o crescimento mútuo.
Gestores da área de RH sabem que o aprimoramento da comunicação interna é um processo complexo. Isso porque colaboradores têm personalidades distintas e questões como afinidade, empatia e compreensão entram em jogo nas relações profissionais.

Ao analisar o fluxo de interação entre os membros da equipe e estimular a expressão de cada um, o coach consegue engajá-los, harmonizar os relacionamentos e resolver conflitos. Assim, otimiza-se a comunicação — todo o processo, claro, deve ser focado no objetivo proposto e respeitar as diferenças e o espaço individual.
Muitas vezes, problemas no ambiente de trabalho são causados por ruídos na comunicação e falta de compreensão sobre os problemas do outro. É comum, por exemplo, que haja conflitos entre departamentos que disputam orçamentos maiores, não é?

Durante as sessões, ao possibilitar que cada um tenha sua vez de fala e exponha suas vulnerabilidades, os coaches de time estimulam a confiança e o engajamento dos colaboradores.
Estimular criatividade e expressão e extrair o máximo desempenho de cada pessoa — a fim de que o objetivo definido seja atingido pelo grupo — é uma das metas do coaching de time. Consequentemente, todo o processo posto em prática durante as sessões prepara o time para gerenciar conflitos.

Colaboradores que antes não conseguiam se expressar no local de trabalho, em razão de processos falhos e ruídos na comunicação, agora encontram espaço e contribuem para um todo harmônico.

O coach, ao facilitar o diálogo, abre espaço para transformações, as quais facilitam a gestão de conflitos por parte dos próprios funcionários!

Conforme dissemos no início deste artigo, o sucesso de uma empresa está baseado em inúmeros fatores, mas é imprescindível lembrar que a qualidade das relações travadas no ambiente de trabalho tem o poder de contribuir para resultados mais sustentáveis.

Neste post, vimos do que se trata o coaching de time, como o coach atua e quais são os benefícios advindos das sessões periódicas. O investimento nessa área está ligado ao desenvolvimento e à performance das equipes, e certamente faz parte de uma cultura organizacional que valoriza líderes e colaboradores.

Por isso, se você acredita em práticas transformadoras e sabe que grupos confiantes e engajados ampliam os resultados da empresa, deve considerar investir em coaching de time. Para saber mais detalhes sobre o assunto e sobre a metodologia adotada,

Encontre o melhor
para você

COACHING DE
TIME